ensinosbiblicos.com.br

Faça, agora, sete reflexões
À Luz da Bíblia Sagrada!

I Tema: Jesus Cristo

QUEM É JESUS CRISTO?

1. Jesus Cristo é Deus.

As Escrituras dizem: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1:1,14). (Ver também IJo 1:1-3; Mt 1:23; Jo 20:28; At 20:28; Hb 1:8; IJo 5:20; Rm 9:5; Is 9:6)

E o que é um “verbo”? – É a expressão ativa, auditiva, de um pensamento ou propósito invisível. Através de palavras e ações, podemos compreender os pensamentos de outras pessoas. E assim é que Cristo, como o Verbo divino, nos revela a mente de Deus Pai. (Ver Item 4 e 5)

2. Ele é o princípio da criação de Deus, ou seja, atuava como coadjuvante.

Coadjuvante: Que coadjuva; que ajuda; que concorre para um fim comum.

“Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (Jo 1:2-3). (Ver também Jo 1:10, 17:5, Jo 8:57-58; Cl 1:16-17; Hb 1:2; Pv 8:22-36)

3. Ele é o primogênito de toda a criação, ou seja, o primeiro quanto à posição.

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” (Hb 1:1-4). (Ver também Ef 1:21; Fl 2:9-10; Dn 7:14; IPe 3:22)

4. Ele age em perfeita unidade com o Pai.

O próprio Jesus afirma: “Eu e o Pai somos um.” (Jo 10:30). Essa expressão de Jesus é ratificada pelo apóstolo Paulo em sua epístola, dizendo: “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (IICo 5:19). (Ver também Jo 5:18, 10:38, 14:7-9; Cl 2:9)

Obs.: E disse mais: “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.” (Jo 17:22-23). (Ver também Jo 14:20, 17:11, 21)

5. Ele fala as palavras do Pai.

Jesus afirma ainda: “Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.” (Jo 14:10). (Ver também Jo 3:34, 7:16, 8:28-29, 17:8)

6. Ele veio salvar a humanidade.

“De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (Jo 3:17). (Ver também Lc 9:56; Jo 12:47; At 4:12; IJo 4:14; ITs 5:9)

7. Ele é o único caminho que conduz ao Pai.

Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6). (Ver também Jo 10:9; Ef 2:18; IPe 3:18)

8. Ele é o único mediador.

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” (ITm 2:5). (Ver também Rm 8:34; Hb 7:25; IJo 2:1; Jo 11:22)

9. Ele é o único meio de nos tornarmos filhos de Deus.

“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gl 4:4-5,7). (Ver também Jo 1:12; Gl 3:26; Mt 12:50; Rm 8:14; IJo 3:1)

10. Ele responde as nossas orações.

Jesus disse: “O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei.” (Jo 14:13-14). (Ver também Jo 15:16, 16:24; IJo 5:14-15)

11. Ele perdoa os nossos pecados.

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (IJo 1:8-10, 2:1-2). (Ver também Mt 9:2; Lc 5:21-26, 7:48; Jo 1:29)

12. Ele habita em nós se obedecermos à Sua Palavra.

“Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (Jo 14:23). (Ver também Jo 14:20-21; ICo 2:16; Gl 4:6)

13. Ele é certeza de vida eterna.

“O Pai ama o Filho e todas as coisas entregou nas suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (Jo 3:35-36). (Ver também IJo 5:11-13; Rm 6:23)

O que é vida eterna? “Depois de falar essas coisas, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: Pai, chegou a hora, glorifica o teu Filho, para que o Filho glorifique a ti, pois lhe deste poder sobre todos os homens, para que ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhes deste: Ora, a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” (Jo 17:1-3). (Ver também Jo 5:23-27, 15:23; IJo 2:23)

II Tema: A vinda de Jesus Cristo

QUANDO JESUS CRISTO VOLTARÁ?

JESUS PROMETEU VOLTAR.

Jesus disse: “Não fiquem tristes e preocupados. Confiem em Deus e confiem também em mim. Na casa do meu Pai há muitos cômodos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que vocês estejam onde eu estiver.” (Jo 14:1-3). (Ver também Jo 14:28)

QUE SINAIS OCORRERIAM NA SEGUNDA VINDA DE JESUS NO FINAL DOS TEMPOS?

Jesus falando aos discípulos acerca do que ocorreria como sinais de Sua vinda, alerta-nos para fatos que ocorrem em nossos dias como cumprimento da sua Palavra.

1. Surgiriam falsos Cristos e falsos profetas.

“Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mt 24:4,24). (Ver também IICo 11:13-15)

2. Haveria guerras, e fome, e pestes, e terremotos em vários lugares.

“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fome, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.” (Mt 24:7-8)

3. Haveria maremotos.

“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas.” (Lc 21:25)

4. Haveria extrema corrupção.

“Lembre-se disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois os homens serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos pais e não terão respeito à religião. Não terão amor para com os outros e serão duros, caluniadores, sem domínio próprio, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus, terão a forma exterior da nossa religião, mas rejeitarão o seu verdadeiro poder. Afaste-se dessa gente.” (IITm 3:1-5). (Ver também Rm 1:21-32)

5. Haveria a apostasia.

“O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles obedecerão a espíritos enganadores e a ensinamentos de demônios. Esses ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada.” (ITm 4:1-2). (Ver também Gl 1:6-9; IIPe 2:1-3; IJo 2:18-19)

6. Haveria escarnecedores.

“Nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto: que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios.” (IIPe 3:3-7). (Ver também Jd 17-19)

7. Haveria avanço na Ciência.

“…muitos correrão de uma parte para outra, e a Ciência se multiplicará.” (Dn 12:4b)

8. Haveria esfriamento espiritual.

“A maldade vai se espalhar de tal maneira, que o amor de muitos esfriará; mas quem ficar firme até o fim será salvo.” (Mt 24:12-13)

9. Haveria evangelismo em massa.

“E a Boa-Notícia sobre o Reino será anunciada ao mundo inteiro como Testemunho para toda a humanidade, e então virá o fim.” (Mt 24:14)

10. Porém, quanto ao dia e hora que Jesus virá ninguém sabe.

Jesus continuou: “Quanto ao dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas somente o Pai. A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem. Por isso fiquem também vigiando, pois o Filho do Homem virá na hora em que vocês não estiverem esperando.” (Mt 24:36-39,44). (Ver também Mt 25:13)

11. A certeza é que Ele um dia virá arrebatar a sua igreja, ou seja, os crentes fiéis.

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” (ITs 4:13-18). (Ver também ICo 15:51-53; Jo 11:25-26; Rm 6:5)

12. O que detém a sua vinda?

“Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (IIPe 3:8-9). (Ver também Hb 10:37; ITm 2:4; To 2:11; Ez 18:23).

III Tema: A Salvação

VOCÊ QUER SER SALVO?

SE VOCÊ QUISER entrar no Reino de Deus, atente para o que é dito sobre isso na própria Bíblia.

a) Deus já Proveu Salvação para Todos Através de Seu Filho Jesus Cristo.

As Escrituras dizem: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3:16-18). (Ver também Rm 5:8; IJo 4:9)

b) Jesus é o Único e Suficiente Salvador.

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4:12). (Ver também At 10:43; ITm 2:5-6)

c) A Salvação é Oferecida Gratuitamente.

“Em Adão, todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” (Rm 3:23-24). (Ver também Ef 2:8; IITm 1:9; To 2:11; Rm 8:20-23)

DESENVOLVEI AGORA, A VOSSA SALVAÇÃO, PASSO A PASSO:

1. Se Arrependa e Converta-se a Jesus Cristo.

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” (At 3:19). (Ver também At 2:38; Lc 24:47)

2. Confesse Sua Crença Nele, Publicamente.

“Se você declarar com os seus lábios: Jesus é Senhor e no seu coração crer que Deus o ressuscitou; você será salvo. Porque cremos com o nosso coração e somos aceitos por Deus; declaramos com os nossos lábios e somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: Quem crer nele não ficará desiludido. Porque é por meio da fé que todos vocês são filhos de Deus e estão unidos com Cristo Jesus.” (Rm 10:9-11; Gl 3:26). (Ver também Mt 10:32-33; At 8:37)

3. Obedeça a Deus e à Sua Palavra.

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os imorais, nem os idolatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores, nem os covardes, nem os incrédulos, nem os corruptos, nem os assassinos, nem os fornicadores, nem os feiticeiros e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.” (ICo 6:9-10; Ap 21:8). (Ver também Gl 5:19-21; Ap 22:15)

Obs.: “De fato, se continuarmos pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar nossos pecados. Mas, se caminhamos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado.” (Hb 10:26; IJo 1:7). (Ver também IIPe 2:20-22)

reflexoes_picture3

CONCLUSÃO ACERCA DO FILHO

1. Concluímos, com as seguintes palavras:

As Escrituras dizem: “Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia, se praticarem o que nela está escrito. Pois o tempo está próximo. Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a própria conduta.” (Ap 1:3; Mt 16:27) (Ver também Sl 1:1-3; IICo 5:10)

IV Tema: Deus Pai

QUEM É DEUS?

1. Deus é Espírito.

As Escrituras dizem: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:24). (Ver também IICo 3:17)

2. O seu nome é JEOVÁ.

“Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ, és o Altíssimo sobre toda a terra.” (Sl 83:18). (Ver também Is 56:8; Dt 3:24; Ez 28:12; Jr 32:17; Êx 34:6 ).

Obs.: O termo hebraico Yahweh é em nossa versão portuguesa usualmente traduzida como “Senhor”. Algumas versões transliteram-no por Jeová.

3. Ele é criador.

O próprio Deus afirma: “Eu fiz a terra e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.” (Is 45:12). (Ver também Gn 1:1-31; Is 42:5, 45:18; Ne 9:6)

4. Agora, saiba como Deus criou todas as coisas.

“Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca. Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em tesouros. Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu.” (Sl 33:6-9). (Ver também Hb 11:3; Sl 147:15,148:5)

5. Só Ele deve ser adorado, ou seja, não deve haver jamais adoração ou oração a outros deuses.

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo de terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êx 20:3-6). (Ver também Êx 23:24; Is 42:8; Hc 2:19-20; ICo 10:14; IJo 5:21: Jr 10:10-11, 25:6; Dt 7:25-26; IICo 6:16-18; Sl 97:9, 89:28-32)

6. Ele é Soberano, ou seja, detém poder ou autoridade suprema, sem restrição.

“Por mim, reinam os reis, e os príncipes ordenam justiça. Por mim governam os príncipes e os nobres; sim, todos os juízes da terra.” (Pv 8:15-16). (Ver também ITm 6:15; Dn 2:20-21; Jr 27:5; ICr 29:25; Sl 29:1-10, l03:19, 113:4, 148:13; Is 6:1, 40:23, 45:5-7; ISm 2:7-8; Jó 1:10-12)

7. Ele é eterno.

“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.” (Sl 90:2). (Ver também Sl 102:12; IPe 3:8)

8. Ele é imortal, invisível e único Deus.

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amem.” (ITm 1:17). (Ver também ITm 6:16; Jo 1:18; Is 45:22; Mc 12:29-30; Rm 16:27; Jd 25)

9. Ele é imutável.

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.” (Tg 1:17). (Ver também Dt 7:9; Ml 3:6; Sl 33:11, 102:27)

10. Ele é santo.

“Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo.” (Lv 19:1-2). (Ver também Is 6:3; Lv 20:7; IPe 1:16)

11. Ele é onipotente, ou seja, pode tudo.

“Porque para Deus nada é impossível.” (Lc 1:37). (Ver também Lc 18:27; Is 43:13; Jó 42:2)

a) O Senhor liberta da condenação eterna.

“O nosso Deus é o Deus da salvação; e a JEOVÁ, o Senhor, pertencem as saídas para escapar da morte.” (Sl 68:20). (Ver também Is 43:11, 45:15,22, 12:2; Os 13:4)

b) Das preocupações.

“Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” (IPe 5:7). (Ver também Fl 4:6; Mt 6:25; Sl 107:6)

c) Da prisão.

“O Senhor liberta os encarcerados.” (Sl 146:7b). (Ver também Is 42:7; Sl 102:19-20; At 5:18-20)

d) Da insônia.

“O Senhor dá o sono aqueles que confiam nele.” (Sl 127:2b). (Ver também Pv 3:24; Sl 3:5, 4:8)

e) Da tristeza.

“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30:5). (Ver também Sl 34:19, 50:15, 9:9,16:11, 4:7; Hb 12:6-11)

f) Da fome.

“Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.” (Sl 37:3). (Ver também Lv 26:10; Sl 34:10, 37:25, 22:26, 128:1-2; Pv 13:25; IIRs 4:8-11)

g) Dos desejos ainda não realizados.

“Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.” (Sl 37:4-5). (Ver também Pv 16:3; Fl 4:6; IPe 5:6-7; Ec 3:1; Mt 6:25; Dt 30:8-9; Sl 37:7)

h) Das enfermidades.

“E servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades.” (Êx 23:25). (Ver também Êx 15:26; Jó 5:18; Dt 32:39; Os 6:1; Jr 33:6; Sl 91:3,10)

i) Da solidão.

“Deus faz com que o solitário viva em família.” (Sl 68:6a). (Ver também Gn 2:18,21-24; Sl 128:3-6; Jo 14:23).

j) Dos perigos.

“Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Is 43:2). (Ver também Êx 15-16, 21-22; Dn 3:17-30; Sl 91:4-7, 121:1-8; IJo 4:18)

k) Dos inimigos.

“Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritaram contra ti; tornar-se-ão nada; e os que contenderem contigo perecerão. Buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que pelejarem contigo tornar-se-ão nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo.” (Is 41:11-13). (Ver também Êx 23:22,27; Dt 28:7; Sl 18:17; Lv 28:7-8; Is 41:10; ISm 17:45-47)

l) Do cansaço.

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.” (Is 40:28-31). (Ver também Is 5:27; Sl 29:11, 92:14; Jl 3:10)

m) Dos vícios.

“Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.” (Sl 91:3). (Ver também IITm 2:24-26; Pv 3:26; Sl 68:6b; 121:7).

n) Dos agiotas.

“Porque o SENHOR, teu Deus, te abençoará, como tem dito; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti.” (Dt 15:6). (Ver também IIRs 4:1-7; Dt 28:12; Ne 5:4-12; Mt 17:27)

o) Da seca.

“Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os fizerdes, então, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua novidade, e a árvore do campo dará o seu fruto.” (Lv 26:3-4). (Ver também Jr 10:13, 14:22; IRs 18:1,41-46; Sl 29:10, 65:9-10; Dt 11:13-14, 28:12)

p) Da cegueira espiritual.

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade; para que guarde as veredas do juízo e conserve o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma.” (Pv 2:1-10). (Ver também Sl 25:14, 119:73; Pv 1:23; Jl 2:28; Jo 14:26; Is 48:17)

12. Ele é onipresente, ou seja, está em toda a parte.

“Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o SENHOR. Porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o SENHOR.” (Jr 23:23-24). (Ver também Sl 139:7-12, 145:18)

13. Ele é onisciente, ou seja, sabe tudo.

“Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces.” (Sl 139:2-4). (Ver também ISm 16:7; Sl 44:21; IICr 16:9; Jr 17:10; Dn 2:22)

14. Ele é misericordioso e piedoso.

“Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.” (Sl 103:8,13-14). (Ver também Êx 34:6; Sl 86:15, 103:4; Jl 2:13)

15. Ele habita nos céus.

“O SENHOR está no seu santo templo; o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.” (Sl 11:4). (Ver também Sl 33:13-14; Is 66:1)

16. Ele é perfeito.

“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5:48). (Ver também Sl 18:30; 145:17, 147:5)

17. Ele é manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

“Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.” (IJo 5:7). (Ver também Gn 1:26, 3:22, 11:7; Is 6:8)

Obs.: As três divinas pessoas da Trindade estão presentes no batismo de Jesus. Deus é revelado nas Escrituras como um só Deus, existente como Pai, Filho e Espírito Santo (cf. Mt 3:16-17; 28:19; Mc 1:9-11; IICo 13:13; Ef 4:4-6; IPe 1:2; Jd 20,21; Hb 9:14; Jo 14:15-16). Esta é a doutrina da Trindade, expressando a verdade de que dentro da essência una de Deus, subsistem três Pessoas distintas, compartilhando uma só natureza divina comum. Assim, segundo as Escrituras, os três são Deus e Deus são os três

V Tema: O Espírito Santo

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

1. O Espírito Santo é Deus.

As Escrituras dizem: “Que um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (At 5:1-4). (Ver também Gn 1:2)

2. Aquilo que Deus continua fazendo no universo revela a presença do Espírito Santo.

“Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.” (Sl 104:30). (Ver também Jó 33:4)

3. Ele opera como Deus apraz, ou seja, como agrada a Deus.

“Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (Hb 2:4). (Ver também Jo 16:13; Is 48:16)

4. Ele tem atributos pessoais, vejamos:

a) Ele pensa.

“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” (Rm 8:27). (Ver também ICo 2:10-11)

b) Ele se entristece.

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Ef 4:30). (Ver também Is 63:10; ITs 5:19)

c) Ele ama.

“E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5:5). (Ver também Gl 5:22; IITm 1:7)

d) Ele ouve.

Jesus disse: “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.” (Jo 16:13). (Ver também Gn 1:26, 3:22)

e) Ele fala.

“Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (At 13:1-2). (Ver também At 8:29; Ap 3:13)

f) Ele tem vontade.

“E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.” (At 13:4). (Ver também At 15:28, 16:5-6)

g) Ele transmite conhecimento.

Jesus disse: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo 14:26). (Ver também Êx 31:1-5; Ne 9:20)

5. A própria Bíblia é obra do Espírito Santo, ou seja, ele foi o mentor.

Mentor: Guia intelectual.

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (IIPe 1:21). (Ver também IPe 1:12; IITm 3:16-17)

6. É pela ação do Espírito Santo que o homem é convencido do pecado.

Jesus disse: “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.” (Jo 16:7-8). (Ver também ICo 2:10-12; Zc 4:6)

7. Ele habita em nós se crermos em Jesus Cristo.

“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (IICo 6:19-20). (Ver também Jo 14:15-17; Rm 8:9-11; ICo 3:16; IITm 1:14; IJo 3:24; At 19:2)

8. Ele ajuda nas nossas fraquezas.

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rm 8:26). (Ver também Ef 6:18; Jd 20; Sl 143:10)

9. Ele é a garantia da nossa redenção.

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele (em Jesus Cristo) também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.” (Ef 1:13-14). (Ver também Jo 16:7-8; IICo 1:21-22, 5:5-8)

10. Ele opera a metamorfose, ou seja, a transformação na vida das pessoas.

“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (Jo 3:3-8). (Ver também Ef 2:1; IPe 1:23; Ez 37:1-14; Jo 20:22; IICo 5:17; Jl 2:28-29; Jr 18:1-6)

11. Ele dá ousadia aos cristãos em testemunhar a palavra de Deus.

“Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra… E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” (At 4:29,31). (Ver também At 4:8-13; Lc 12:11-12; Mq 3:8)

12. Ele é digno de todo o respeito.

Jesus disse: “Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfêmias, com que blasfemarem. Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.” (Mc 3:28-29). (Ver também Hb 6:4-6, 10:29-31)

13. A relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo é completo e tão íntimo, que Jesus deu ordem aos seus apóstolos de batizarem no nome triúno, que inclui o Espírito Santo.

Jesus disse: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28:19).

14. Toda a Trindade, e não apenas o Pai, estavam juntos na obra da criação.

“E Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” (Gn 1:26). (Ver também Gn 1:1-2; SI 33:6; Jo 1:1-3; CI 1:16)

15. Entretanto, o Pai é o protagonista, ou seja, o personagem principal. É uma igualdade que envolve a ordem e a subordinação, no tocante a autoridade.

O próprio Jesus afirma: “Ouvistes o que eu vos disse: vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito: vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.” (Jo 14:28). (Ver também: ICo 11:3, 15:27-28; Fl 2:6; Ef 4:6; Jo 4:34, 5:30, 6:38; Hb 1:9, 10:9; Mt 28:18; Mc 13:32)

VI Tema: Satanás.

QUEM É SATANÁS?

1. Satanás é um querubim que foi criado por Deus cheio de sabedoria e formosura.

Querubim: Uma das categorias de anjos.

As Escrituras dizem: “Assim diz o Senhor JEOVÁ: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.” (Ez 28:12)

2. Ele habitava no Éden e era ungido por Deus, ou seja, revestido de autoridade.

“Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turqueza, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.” (Ez 28:13-14). (Ver também Jd 9)

3. Ele pecou se rebelando contra Deus.

“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.” (Ez 28:15-17)

4. Ele quis ser semelhante a Deus.

“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” (Is 14:13-15)

5. Ele, então, foi expulso do paraíso de Deus com a terça parte dos anjos.

“E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” (Ap 12:7-9)

6. Ele habita, atualmente, na terra, junto com os anjos que se rebelaram com ele. Esses anjos agora são chamados de DEMÔNIOS.

“Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” (Ap 12:12). (Ver também Lc 10:18)

A AÇÃO DELE NA TERRA

7. Todo o mundo está no maligno, ou seja, sobre a influência dele.

“Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.” (IJo 5:19). (Ver também Ef 2:2-3; Mt 4:8-9; Jo 18:36, 15:19)

8. Ele é chamado na Bíblia o deus deste século, e age de várias maneiras:

a) Impede que os incrédulos conheçam o evangelho de Cristo.

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (IICo 4:3-4). (Ver também Mt 13:14,15)

b) Tira a palavra semeada no coração deles.

“O que semeia, semeia a palavra; e os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles.” (Mc 4:14-15). (Ver também SI 109:6)

9. Ele vive em volta das pessoas para fazê-las pecar.

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramado como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (IPe 5:8-9). (Ver também Tg 4:7; Jó 1:6-7; ICr 21:1; Lc 22:31; Ap 2:10; ICo 7:5; At 5:3)

a) Ele usou de uma estratégia para enganar Adão e conseguiu introduzir o vírus do pecado no mundo.

“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” (Rm 5:12). (Ver também Gn 2:7,8,15,16,17,18,21,22, 3:1-24; ICo 15:21-22; Rm 8:22-23).

b) Depois usou de outra estratégia com o apóstolo Pedro para impedir que o projeto de Deus fosse realizado, ou seja, a morte de Cristo para solucionar o problema do pecado.

“Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, têm compaixão de ti; de modo nenhum te acontecera isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” (Mt 16:21-23). (Ver também ICo 15:21-22,55-57; Rm 5:8-9,17-19; To 2:13-14; Jo 1:29; Hb 9:14,26-28; IJo 2:7; Ef 5:2; Gn 3:15; ITs 5:9-10).

10. Ele é um acusador diante de Deus.

“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo, porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” (Ap 12:10). (Ver também Jó 1:9; Zc 3:1; Lc 22:31-32).

11. Ele cria dificuldades para que os servos de Deus não desenvolvam bem o seu ministério.

“Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto. Pelo que bem quisemos, uma e outra vez, ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.” (ITs 2:17-18). (Ver também Ap 2:10; Zc 3:1; IPe 4:12-14)

12. Ele pode fazer com que alguns servos de Deus se desviem. E, além disto, colocar demônios para atormentá-los.

Jesus disse: “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, a vós é chegado o Reino de Deus. Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto têm. Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava e reparte os seus despojos. Quem não é comigo é contra mim, e quem comigo não ajunta espalha. Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele; e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.” (Lc 11:20-26). (Ver também ISm 16:14; Lc 22:3-4; ICo 5:1-5; ITm 1:20, 5:15)

13. Ele engana as pessoas nas falsas igrejas operando grandes sinais, maravilhas e milagres.

“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (IICo 11:13-15). (Ver também Ap 2:9,18:4; Mt 7:21-23, 24:24-25; ITm 4:1-2; IITs 2:9-12; At 20:29-30)

14. Ele engana as pessoas na necromancia, ou seja, na adivinhação pela invocação dos espíritos.

“Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, as lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR, teu Deus.” (Dt 18:10-13). (Ver também Gl 1:8-9; Is 8:19-20; Lv 19:31, 20:6; Lc 16:27-31; ISm 28:3-25)

15. Ele seduz as pessoas com riquezas.

“Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. E foi e falou com os principais dos sacerdotes e com os capitães de como lho entregaria, os quais se alegraram e convieram em lhe dar dinheiro. E ele concordou e buscava oportunidade para lho entregar sem alvoroço.” (Lc 22:3-6). (Ver também Mt 4:1-11, 6:19-24, 19:16-24; ITm 6:3-11, 17-19)

16. Ele faz com que as pessoas adorem ídolos.

Ídolo: Estátua ou simples objeto cultuado como deus ou deusa em que se julga habitar um espírito, e por isso venerado.

“Mas que digo? Que ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.” (ICo 10:19-20). (Ver também Dt 32:16-18; Sl 106:36-37; Ap 9:20)

17. Ele prende as pessoas nos vícios.

“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em cuja vontade estão presos.” (IITm 2:24-26). (Ver também Sl 91:3, 42:7; Lc 11:24-26; Pv 26:2)

18. Ele coloca ira no coração das pessoas.

“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.” (Ef 4:26-27). (Ver também Gn 4:6)

19. Ele provoca discussão.

”Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” (Tg 3:2-6). (Ver também To 3:9-10; IITm 2:23-26; Pv 10:12, 15:18; Tg 4:1-4)

20. Ele causa dor e sofrimento nas pessoas através de seus súditos, ou seja, dos demônios.

“E a fama de Jesus corria por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava.” (Mt 4:24). (Ver também Lc 8:26-35, 13:10-16; Mt 12:22; Mc 9:17-29; At 10:38)

21. Ele é o pai da mentira.

Jesus disse aos fariseus: “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8:44). (Ver também Mt 5:37; At 5:3; Cl 3:9)

22. Ele não tem liberdade de fazer o que quer com o povo de Deus. Jesus ora para que os seus não fracassem na fé.

“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” (Lc 22:31-32). (Ver também IJo 5:18; Jó 1:7-12; ICo 10:13)

23. Jesus se manifestou para desfazer as suas obras.

“Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus.” (IJo 3:8-10). (Ver também Hb 2:14-15; At 10:38)

24. Jesus veio também para que tivéssemos vida.

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” (Jo 10:10). (Ver também Mt 27:3-5; IJo 3:12; Jo 11:25-26; IITm 1:10; IJo 1:1-2).

25. Satanás só pode ser vencido por nós com as armas do Espírito.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.“ (Ef 6:10-17). (Ver também IICo 10:4; Rm 13:12)

26. Ele já foi julgado e condenado por Deus.

“Porque já o príncipe deste mundo está julgado.” (Jo 16:11). (Ver também Mt 8:29; Jó 4:18)

27. O inferno foi preparado por Deus para ele e os seus anjos.

Jesus disse ainda: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mt 25:41). (Ver também Mc 9:48; Ap 20:1-2,7-10; IIPe 2:4)

VII Tema: Os Anjos.

QUEM SÃO OS ANJOS?

1. Os anjos são seres espirituais que servem de mensageiros entre Deus e os homens.

As Escrituras dizem: “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hb 1:14). (Ver também Sl 34:7.103:20-21)

2. Eles foram criados por Deus antes de existir a terra.

“Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?” (Jó 38:4-7). (Ver também Ap 4:11)

3. Toda a Trindade, e não apenas o Pai, desempenhou sua parte na criação dos Anjos.

“Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Cl 1:15-17). (Ver também Jó 26:13; SI 33:6)

4. Eles são inferiores a Jesus Cristo.

“Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? E, quando outra vez introduz no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos e de seus ministros, labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de retidão é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos; eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e, como um manto, os enrolarás, e, como uma veste, se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?” (Hb 1:4-13). (Ver também Fl 2:5-10; Pv 8:22-36; IPe 3:22)

5. Eles são superiores aos homens.

“Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.” (Sl 8:3-5). (Ver também Hb 2:7; Mt 11:11)

6. Eles não se casam nem se dão em casamento.

“Porque, na ressurreição, nem casam, nem são dados em casamento; mas serão como os anjos no céu.” (Mt 22:30). (Ver também IJo 3:2)

7. Cada pessoa tem seu anjo da guarda.

“Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18:10). (Ver também Lc 1:19)

8. Eles podem se apresentar na figura de homens.

“E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.” (Jo 20:11-14). (Ver também Gn 18:2; 19:1; At 1:10-11)

9. Eles podem se apresentar também em sonhos.

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.” (Mt 1:18-20). (Ver também Gn 28:10-13, 31:11-12)

10. Eles são um exército inumerável.

“Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo.” (Sl 68:17). (Ver também IRs 22:19; Sl 148:2)

11. Eles são magníficos em poder.

“Sucedeu, pois, que naquela mesma noite, saiu o anjo do SENHOR e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram corpos mortos. Então, Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e foi; e voltou e ficou em Nínive.” (IIRs 19:35-36). (Ver também Ap 16:1-21; ICr 21:15; SI 103:20; Mt 28:2)

12. Eles não são oniscientes.

“Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.” (IPe 1:12). (Ver também Mt 24:36; Gn 19:12)

13. Eles voam rápido.

“Estando eu, digo, ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente e tocou-me à hora do sacrifício da tarde.” (Dn 9:21). (Ver também Lc 2:13-14)

14. Eles levam os espíritos dos mortos até a presença de Deus consciente (Ec 12:7), e depois seguem para o paraíso com os crentes fiéis (Ef 4:8-10) ou para o inferno com os incrédulos (Sl 9:17).

“E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio.“ (Lc 16:22-23). (Ver também Sl 90:10,16:10; IICo 5:6-8; Fl 1:22-23; Ap 6:9, 21:8; Lc 23:42-43, 12:4-5)

15. Eles não devem ser adorados.

“Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.” (Cl 2:18-19). (Ver também Ap 19:9-10, 22:8-9; IPe 4:11)

16. Eles atuam em diferentes níveis de categoria:

a) Anjo, mensageiro.

“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.” (Lc 1:19). (Ver também IIRs 1:3)

b) Arcanjo, o primeiro entre os anjos.

“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” (Jd 9). (Ver também Ap 12:7; ITs 4:16)

c) Querubim.

“E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gn 3:24). (Ver também Is 37:16; Ez 1 e 10, 28:14)

d) Serafim.

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Is 6:1-3). (Ver também Ap 4:6-8)

DOUTRINA CRISTÃ - ENSINOS BÍBLICOS - REFLEXÕES À LUZ DA BÍBLIA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Ev. Romero Rabelo - 2011

ENSINOS BÍBLICOS